Segundo dados revelados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), no final do primeiro trimestre, foram registrados 328,44 milhões de dólares em exportações de calçados, o equivalente a 38,44 milhões de pares.
Os registros são 5,7% menores em volume e 2,4% maiores em moeda em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em março, as exportações somaram 11,67 milhões de pares de calçados e negócios de 108,66 milhões de dólares, um mês com resultados animadores.
“Ao mesmo tempo, percebemos uma intensificação da competição internacional, pois a China está retomando sua posição após as restrições da política Covid Zero, além da queda no custo do frete internacional, hoje quase 80% abaixo do mesmo mês do ano anterior”, informou o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.
O executivo destacou ainda que durante o mês de março se refletiu o início da desaceleração econômica internacional, associada a altas taxas de inflação, que comprometeram o crescimento dos setores produtores de bens de consumo não essenciais.
“Como resultado da desaceleração internacional e do aumento dos níveis de estoque no mercado, as importações totais de calçados dos Estados Unidos já sofreram uma redução de 21,5% no volume, o que tem impacto direto nas exportações brasileiras”, concluiu Ferreria.
Estados Unidos, Argentina, França e Espanha são os principais mercados dos calçados brasileiros no exterior.